Entre as 72 questões do vestibular da UNICAMP - 2025, tivemos 8 questões trazendo a temática étnico-racial, África e Cultura Negra - foram 05 questões de Ciências Humanas, 02 questões em Linguagens (Inglês), 01 questão de Ciências da Natureza. Veja as questões presentes na Prova Q-Z
QUESTÃO 03
Originário do continente americano, o cacau pôde se difundir em regiões africanas com características naturais similares às encontradas na América do Sul, de tal modo que, na atualidade, o continente africano se tornou o maior produtor e exportador de cacau do mundo, sendo elo fundamental dos circuitos espaciais de produção, distribuição e consumo do chocolate no mundo.
Indique a principal região cacaueira do continente africano, associando-a às condições socioambientais de produção.
a) África ocidental, na costa do Golfo da Guiné, em áreas de floresta equatorial-tropical; cultivo sob forte custo ecológico e colheita manual.
b) África setentrional, na costa do
Estreito de Gibraltar, em áreas de floresta mediterrânea; cultivo com manejo
sustentável da floresta e colheita mecanizada.
c) África ocidental, na costa do
Golfo da Guiné, em áreas de floresta mediterrânea; cultivo com manejo
sustentável da floresta e colheita mecanizada.
d) África setentrional, na costa do
Estreito de Gibraltar, em áreas de floresta equatorial-tropical; cultivo sob
forte custo ecológico e colheita manual
Texto 1
The fact that so few African
Americans write science fiction is perplexing since they, in a very real sense,
inhabit a sci-fi nightmare in which unseen but no less palpable acts of
intolerance frustrate their movement; official histories undo what has been
done; and technology is too often brought to bear on black bodies. Moreover,
the sublegitimate status of science fiction in literature mirrors the subaltern
position to which blacks have been relegated throughout American history. The
notion of Afrofuturism gives rise to a troubling antinomy: can a community
whose past has been deliberately rubbed out, and whose energies have been consumed
by the search for legible traces of its history, imagine possible futures?
(Adaptado de
DERY, M. Black to the future: interviews with Samuel R. Delany, Greg Tate, and
Tricia Rose. In: ___. (Ed.) The Discourse of cyberculture. Durham; London: Duke
University Press, p. 179-222, 1994.)
QUESTÃO 18
De acordo com o texto 1, a escassez
de autores afro-americanos em obras de ficção científica representa um
a) pesadelo que retrata o apagamento
sistemático dos avanços culturais da comunidade negra.
b) protesto contra o processo de
exclusão e de subalternização dessas pessoas na sociedade.
c) movimento explícito que tem por
objetivo deslegitimar o passado e a história do movimento negro.
d) paradoxo que se deve à semelhança
entre as violências que vivem e ações retratadas nessas obras
Para responder questão 19, leia o
texto 2 e retome o texto 1.
Texto 2
“Parable of the Talents”
(Octavia E. Butler)
“To survive,
Let the past
Teach you--
Past customs,
Struggles,
Leaders and thinkers.
Let
These
Help you.
Let them inspire you,
Warn you,
Give you strength.
But beware:
God is Change.
Past is past.
What was
Cannot
Come again.
To survive,
know the past.
Let it touch you.
Then let
The past Go.”
(BUTLER, Octavia E. Parable of the
Talents. New York, Durham and London: Open Road, 1998.)
QUESTÃO 19
O texto 2 toca em um aspecto central
do afrofuturismo e reme[1]te
ao tema do questionamento do texto 1. Assim, pode-se dizer que o poema reconhece que
a) o passado pode contribuir para a
construção de futuros possíveis, mas não pode ser repetido.
b) a imaginação de futuros possíveis
está condicionada ao ensino sobre líderes religiosos do passado.
c) o apagamento do passado pode
trazer ensinamentos, mas isso não garante a criação de futuros possíveis.
d) a sobrevivência em futuros
possíveis requer que os costumes e as dores do passado sejam esquecidos.
QUESTÃO 24
Quando eu falo em adiar o fim do
mundo, não é a este mundo em colapso que estou me referindo. Este tem um
esquema tão violento que eu queria mais é que ele desaparecesse à meia noite de
hoje e que amanhã a gente acordasse em um novo. No entanto, efetivamente,
estamos atuando no sentido de uma transfiguração, desejando aquilo que o Nêgo
Bispo chama de confluências, e não essa exorbitante euforia da monocultura, que
reúne os birutas que celebram a necropolítica sobre a vida plural dos povos
deste planeta. Ao contrário do que estão fazendo, confluências evoca um
contexto de mundos diversos que podem se afetar. (...) Se o colonialismo nos
causou um dano quase irreparável foi o de afirmar que somos todos iguais.
(Adaptado de
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, p. 40-42,
2022.)
Assinale a alternativa que explicita
a crítica de Krenak à mono[1]cultura,
tal como é enunciada no excerto.
a) A monocultura praticada nos
grandes latifúndios é responsável por diversos problemas ambientais e pela necropolítica.
b) A monocultura, assim como a
imposição colonial de um modelo cultural único, se expressa na recusa da
pluralidade de povos e culturas.
c) Adiar o fim do mundo requer o
combate à monocultura na produção agrícola e a transfiguração deste mundo em
que estamos vivendo.
d) A monocultura, produtora de
violências, é resultado do colonialismo e da necropolítica
QUESTÃO 29
A figura a seguir é a reprodução de uma capa do “Boletim de Eugenia”, de onde foi extraído o excerto transcrito ao abaixo
“Em fevereiro
de 1929, a Inspetoria de Educação Sanitária e Centros de Saúde promoveram em São
Paulo o primeiro concurso de Eugenia para eleger o bebê eugênico. O Boletim de
Eugenia comentava a repercussão que o concurso teve na grande imprensa e estampava
em sua capa a criança de 3 anos que ganhou o prêmio. Os critérios de julgamento
do concurso visavam à promoção de: 'proles sadias e belas, para a organização
de um ensaio de patronagem da futura elite nacional de eugenizados; finalmente,
contribuía com preciosos elementos para estudos relativos à hereditariedade, ao
meio social e familiar, ao cruzamento de raças'.”
(Adaptado de
Boletim de Eugenia, 1(5), p.1, maio de 1929.)
Com base em
seus conhecimentos sobre o ideário eugênico e seu contexto, e tendo em vista
elementos do excerto, assinale a alternativa correta.
a) Uma criança
considerada saudável seria branca e oriunda de uma família numerosa, o que
atestaria a pureza racial da família e a superioridade reprodutiva da mulher.
b) A ideologia
do “aperfeiçoamento da raça” demandava políticas públicas para superação das
desigualdades entre negros e brancos nas grandes cidades.
c) Em sua busca
por tratamentos alternativos ao “robusteci[1]mento” do corpo e
“aperfeiçoamento racial”, a medicina eugênica opunha-se às práticas
científicas.
d) Tanto o
autoritarismo contra os pobres quanto a obrigatoriedade das vacinas criadas
pelo serviço sanitário eugênico provocaram grandes revoltas populares na década
de 1930.
QUESTÃO 30
A maioria dos países africanos
tornaram-se independentes entre 1950 e 1975. Amílcar Cabral foi uma das
lideranças que formularam projetos políticos para criar unidades nacionais no
pós-independência. Ele havia nascido na Guiné-Bissau em 1924; depois de seu
nascimento, sua família se mudou para Cabo Verde. Em 1945, obteve bolsa para
estudar em Portugal; na Europa, entrou, então, em contato com as teorias do movimento
da negritude, panafricanismo e marxismo. De volta à África em 1952, ajudou a
fundar o Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC,
1953), iniciando a luta armada contra a metrópole em 1963. Em um discurso, Cabral
afirmou: “No nosso Partido ninguém dividiu; pelo contrário, cada dia nos unimos
mais. Aqui não há papel, nem fula, nem mandinga, nem filhos de caboverdianos,
nada disso.”
(Adaptado de
MALACCO, F. Unidade nacional e unidade continental: uma discussão acerca dos
projetos políticos de Amílcar Cabral e Kwame Nkrumah. Revista Ars Historica, 17,
p. 78-100, jul/dez 2018.)
Com base no excerto, marque a
alternativa correta sobre o ideário nacional proposto por Amílcar Cabral e pelo
movimento por ele liderado.
a) Almejava, com base nas fronteiras
dos reinos africanos que existiam antes da chegada dos europeus, construir
nações independentes.
b) Buscava formar, para o
enaltecimento das identidades étnicas que antecediam o colonialismo, uma grande
unida[1]de
pan-africanista.
c) Propunha um movimento de
descolonização das culturas africanas, o qual demandava a adoção de dialetos
locais e a rejeição, como idioma nacional, das línguas europeias.
d) Defendia, para fortalecer a luta
contra a colonização e ideologia portuguesa, as unidades políticas nacionais
posiciona[1]das
acima da diversidade de etnias africanas.
QUESTÃO 45
Em “Sonhos para adiar o fim do
mundo”, o pensador Ailton Krenak conta-nos que um pajé Xavante sonhou que a
terra fi[1]caria
desolada diante da ação predatória dos homens brancos. Escreve Krenak no livro:
“Foi ali que eu atinei que tinha algo na perspectiva dos povos indígenas, em
nosso jeito de observar e pensar, que poderia abrir uma fresta de entendimento
nesse entorno que é o mundo do conhecimento. Naquele tempo eu comecei a visitar
as florestas (...) e, por todos os lados, os pajés diziam: ‘vocês precisam
tomar cuidado porque o mundo dos brancos está invadindo a nossa existência.’
Invadindo.”.
(KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, p. 35-36, 2020.)
No trecho, as preocupações dos pajés
evocam
a) o trauma de variados povos
indígenas das florestas, decorrente das frestas de entendimento sobre o passado
colonial extrativista.
b) a adoção da diversidade de
perspectivas, embora os homens brancos reconheçam a falibilidade do sistema de
dominação presente.
c) a diferença de perspectivas na
relação homem-natureza, com a valorização da busca de um conhecimento não predatório.
d) a resistência indígena a partir do
sonho de que os homens brancos deixem de ameaçar a existência dos povos originários.
QUESTÃO 66
Rosana Paulino é uma artista visual
brasileira e suas obras têm foco nas questões sociais, étnicas e de gênero. A
obra a seguir foi exposta na 35ª Bienal de São Paulo (2023) e promove a
integração da arte com a natureza brasileira, retratando um importante
ecossistema costeiro
(Adaptado de
https://www.rosanapaulino.com.br/blank-5. Acesso em 02/04/2024.)
Tendo em vista seus conhecimentos
sobre biologia e considerando a obra apresentada, é correto afirmar que
a) as árvores com raízes expostas
representam a vegetação halófita característica de áreas alagadiças dos
manguezais, sendo o solo úmido, salino, pobre em oxigênio e rico em nutrientes.
b) os caranguejos são crustáceos e
constituem a base de uma extensa cadeia alimentar, característica de áreas
lodosas das restingas, com solo arenoso, pobre em nutrientes e em oxigênio.
c) as árvores com raízes aéreas
representam a vegetação xerófita característica de áreas lodosas das restingas,
sendo o solo arenoso, salobre, rico em carbono e em matéria orgânica.
d) os caranguejos são moluscos
característicos de áreas alagadiças dos manguezais, habitam o solo úmido e
salino, se alimentam da matéria orgânica em decomposição e de uma variedade de
pequenos animais.com a valorização da busca de um conhecimento não predatório.
GABARITO OFICIAL CONVEST
PROVA Q/Z
03. A
18. D
19. A
24. B
29. A
30. D
45. C
66. A
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