domingo, 3 de novembro de 2024

“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" - Redação ENEM 2024

 “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" - Redação ENEM 2024


enem2024

Exame Nacional do Ensino Médio


INSTRUÇOES PARA A REDAÇÃO

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de Linhas.

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”;

4.2. fugir ao lema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo:

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do lema proposto:

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

 

TEXTO I        

Herança - o legado de crenças, conhecimentos, técnicas, costumes, tradições, transmitido por um grupo social de geração para geração; cultura.

HOUAISS. A ; VILLAR. M S dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro Objetiva. 2009 (adaptado).

 

TEXTO II

As culturas africanas e afro-brasileiras foram relegadas ao campo do folclore com o propósito de confiná-las ao gueto fossilizado da memória. Folclorizar nesse caso, é reduzir uma cultura a um conjunto de representações estereotipadas, via de regra, alheias ao contexto que produziu essa cultura.

OLIVEIRA, E. D A epistemologia da ancestralidade Entrelugares revista de sociopoética e abordagens afins, 2009.

 

TEXTO III


PAULINO, R. Ainda a lamentar In GONÇALVES, A M Um Defeito de Cor - romance Rio de Janeiro Record, 2024 (adaptado)


TEXTO IV

História afro-brasileira nas escolas: professoras 

comentam avanços e dificuldades

As aulas sobre escravidão eram motivo de vergonha para uma professora quando ela estudava em uma escola municipal na zona sul de São Paulo. ”Era o meu pior momento na escola", lembra a ex-aluna, Naquela época, a história da população negra no Brasil era reduzida ao horror do período escravocrata. Não se falava na escola sobre temas como a história e a cultura afro-brasileira, muito menos sobre as grandes personalidades negras do país, como Luiz Gama e Carolina Maria de Jesus.

A pedagoga, que é negra, tem orgulho de oferecer uma experiência diferente da que viveu em sala de aula para seus alunos. Agora os livros infantis levados para as turmas têm protagonistas pretos. Temas como a beleza do cabelo crespo e o combate ao racismo fazem parte do dia a dia da escola.

Disponível em: https://jornal.unesp.br. Acesso em 3 jun. Z024 (adaptado).

 

 

TEXTO V

Histórias para ninar gente grande

G.R.E.S, Estação Primeira de Mangueira (samba-enredo de 2019)


Brasil, meu nego

Deixa eu te contar

A história que a história não conta

O avesso do mesmo lugar

Na luta é que a gente se encontra

Brasil, meu dengo

A Mangueira chegou

Com versos que o livro apagou

Desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento

Tem sangue retinto pisado

Atrás do herói emoldurado

Mulheres, tamoios, mulatos

Eu quero um país que não está no retrato

Brasil, o teu nome é Dandara

E a tua cara e de cariri

Não veio do céu

Nem das mãos de Isabel

A liberdade é um dragão no mar de Aracati

Salve os caboclos de julho

Quem foi de aço nos anos de chumbo

Brasil, chegou a vez

De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês


Disponível em: www.mangueira.com.br.  Acesso em 30 maio 2024 (fragmento)


TEXTO VI

Alunos de escola municipal conhecem pontos do Rio que retratam 

relação com a África




Alunos admiram grafite de Zumbi dos Palmares na Pedra do Sal.

Disponível em www.oglobo.com.  Acesso em 29 maio 2024 (adaptado)


PROPOSTA DE REDAÇAO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAÇÃO • 1° DIA • CADERNO 4 • VERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário