“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" - Redação ENEM 2024
enem2024
Exame Nacional do Ensino Médio
INSTRUÇOES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser
feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser
escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos
textos da Proposta de Redação ou do Caderno ou do Caderno de Questões terá o
número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de Linhas.
4. Receberá nota zero, em qualquer
das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas
escritas, sendo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao lema ou não atender ao
tipo dissertativo-argumentativo:
4.3. apresentar parte do texto
deliberadamente desconectada do lema proposto:
4.4. apresentar nome, assinatura,
rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTO I
Herança - o legado de crenças,
conhecimentos, técnicas, costumes, tradições, transmitido por um grupo social
de geração para geração; cultura.
HOUAISS. A ; VILLAR. M S dicionário
Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro Objetiva. 2009 (adaptado).
TEXTO II
As culturas africanas e
afro-brasileiras foram relegadas ao campo do folclore com o propósito de confiná-las
ao gueto fossilizado da memória. Folclorizar nesse caso, é reduzir uma cultura
a um conjunto de representações estereotipadas, via de regra, alheias ao contexto
que produziu essa cultura.
OLIVEIRA, E. D A epistemologia da
ancestralidade Entrelugares revista de sociopoética e abordagens afins, 2009.
TEXTO III
TEXTO IV
História afro-brasileira nas escolas: professoras
comentam avanços e dificuldades
As aulas sobre escravidão eram motivo
de vergonha para uma professora quando ela estudava em uma escola municipal na
zona sul de São Paulo. ”Era o meu pior momento na escola", lembra a
ex-aluna, Naquela época, a história da população negra no Brasil era reduzida
ao horror do período escravocrata. Não se falava na escola sobre temas como a
história e a cultura afro-brasileira, muito menos sobre as grandes
personalidades negras do país, como Luiz Gama e Carolina Maria de Jesus.
A pedagoga, que é negra, tem orgulho
de oferecer uma experiência diferente da que viveu em sala de aula para seus
alunos. Agora os livros infantis levados para as turmas têm protagonistas
pretos. Temas como a beleza do cabelo crespo e o combate ao racismo fazem parte
do dia a dia da escola.
Disponível em: https://jornal.unesp.br. Acesso em 3 jun.
Z024 (adaptado).
TEXTO V
Histórias para ninar gente grande
G.R.E.S, Estação Primeira de Mangueira (samba-enredo de 2019)
Brasil, meu nego
Deixa eu te contar
A história que a história não conta
O avesso do mesmo lugar
Na luta é que a gente se encontra
Brasil, meu dengo
A Mangueira chegou
Com versos que o livro apagou
Desde 1500 tem mais invasão do que
descobrimento
Tem sangue retinto pisado
Atrás do herói emoldurado
Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um país que não está no
retrato
Brasil, o teu nome é Dandara
E a tua cara e de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de
Aracati
Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês
Disponível em: www.mangueira.com.br. Acesso em 30 maio 2024 (fragmento)
TEXTO VI
Alunos de escola municipal conhecem pontos do Rio que retratam
relação com a África
Alunos admiram grafite de Zumbi dos
Palmares na Pedra do Sal.
Disponível em www.oglobo.com. Acesso em 29 maio 2024 (adaptado)
PROPOSTA DE REDAÇAO
A partir da leitura dos textos
motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua
portuguesa sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no
Brasil", apresentando proposta de intervenção
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAÇÃO • 1° DIA • CADERNO 4 • VERDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário