segunda-feira, 23 de março de 2020

Orientações sobre ensino e aprendizagem à distância nos 3° Anos A, B e C




Prezados alunos dos 3° Anos A, B e C



Para esse período de paralisação das aulas presenciais, decorrente da disseminação da pandemia do Corona Vírus - COVID-19 estamos organizando algumas alternativas e estratégias, para que os alunos possam dar continuidade aos estudos de história, mesmo à distância, estudando e desenvolvendo os conteúdos em casa. Neste sentido, vamos publicar uma série de materiais, aulas ilustradas, atividades, exercícios, sínteses, indicações para que você possa dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Em primeiro lugar, vamos apresentar os principais temas que fazem parte do programa de História dos 3os Anos A, B e C, no 1° Bimestre – 2020.


PROGRAMA DE HISTÓRIA - 3° Anos A, B e C - 1° BIMESTRE – 2020


CONTEÚDOS 



Imperialismo / Neocolonialismo

Conflitos entre os países imperialistas

Belle Époque

I Guerra Mundial

A Revolução Russa e o Stalinismo

Entre Guerras

A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais

Totalitarismo:
Fascismos
Nazismo

Guerra Civil Espanhola

II Guerra Mundial


OBJETIVOS
Competências e Habilidades

Compreender os conceitos de Imperialismo e neocolonialismo;

Compreender os fundamentos ideológicos do Imperialismo;

Compreender a história da África Contemporânea;

Compreender os mecanismos e manifestações do racismo contemporâneo;

Conhecer e vivenciar diferentes aspectos da cultura africana e afro-brasileira;

Compreender as origens da Primeira Guerra Mundial;

Conhecer noções básicas da Revolução Russa;

Compreender os princípios da ideologia do fascismo e do nazismo;

Compreender o funcionamento das ditaduras fascistas;

Compreender a Guerra Civil Espanhola;

Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica;

Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia;

Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações;

Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico;

Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global;

Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio (como o holocausto);


Nenhum comentário:

Postar um comentário