terça-feira, 17 de março de 2020

Orientações sobre ensino e aprendizagem à distância nos 2° Anos B e C




Prezados alunos dos 2° Anos B e C


Para esse período de paralisação das aulas presenciais, decorrente da disseminação da pandemia do Corona Vírus - COVID-19 estamos organizando algumas alternativas e estratégias, para que os alunos possam dar continuidade aos estudos de história, mesmo à distância, estudando e desenvolvendo os conteúdos em casa. Neste sentido, vamos publicar uma série de materiais, aulas ilustradas, atividades, exercícios, sínteses, indicações para que você possa dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Em primeiro lugar, vamos apresentar os principais temas que fazem parte do programa de História dos 2os Anos B e C, no 1° Bimestre – 2020.


PROGRAMA DE HISTÓRIA - 2° Anos B e C - 1° BIMESTRE – 2020

CONTEÚDOS 

1 - Absolutismo, Centralização Monárquica, Formação dos Estados Nacionais

2 - Mercantilismo,

3 – Expropriações e Cercamentos

3 – Expansão Marítima Comercial – Grandes Navegações

4 - Sistemas Coloniais

4 - Reformas e Contrarreforma Religiosas

5 - Renascimento Científico e Cultural



Objetivos Específicos
Habilidades e Competências


Estudar e pesquisar o processo de formação da Idade Moderna e do Capitalismo

Compreender o processo de Formação dos Estados Nacionais

Compreender e perceber a Idade Moderna como um período de transformações e mudanças

Compreender o processo de Expansão Marítima Comercial

Estudar e pesquisar o processo o início do processo de colonização


Compreender o funcionamento do sistema colonial e do mercantilismo

Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima;

Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma Católica) e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América;

Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias europeias, bem como as principais características dessas monarquias com vistas à compreensão das razões da centralização política;

Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, especialmente em relação aos avanços científicos, às novas rotas, às relações comerciais e interações culturais até então estabelecidas;

Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico;


Nenhum comentário:

Postar um comentário