Prezados alunos dos 2° Anos B e C
Para esse período de paralisação das aulas presenciais, decorrente da
disseminação da pandemia do Corona Vírus - COVID-19 estamos organizando algumas
alternativas e estratégias, para que os alunos possam dar continuidade aos
estudos de história, mesmo à distância, estudando e desenvolvendo os conteúdos em
casa. Neste sentido, vamos publicar uma série de materiais, aulas ilustradas,
atividades, exercícios, sínteses, indicações para que você possa dar
continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.
Em primeiro lugar, vamos apresentar os principais temas que fazem parte
do programa de História dos 2os Anos B e C, no 1° Bimestre – 2020.
PROGRAMA DE HISTÓRIA - 2° Anos B e C - 1° BIMESTRE – 2020
CONTEÚDOS
1 - Absolutismo, Centralização Monárquica, Formação dos Estados Nacionais
2 - Mercantilismo,
3 – Expropriações e Cercamentos
3 – Expansão Marítima Comercial – Grandes Navegações
4 - Sistemas Coloniais
4 - Reformas e Contrarreforma Religiosas
5 - Renascimento Científico e Cultural
Objetivos Específicos
Habilidades e Competências
Estudar e pesquisar o processo de formação da Idade Moderna e do
Capitalismo
Compreender o processo de Formação dos Estados Nacionais
Compreender e perceber a Idade Moderna como um período de transformações
e mudanças
Compreender o processo de Expansão Marítima Comercial
Estudar e pesquisar o processo o início do processo de colonização
Compreender o funcionamento do sistema colonial e do mercantilismo
Identificar as principais
características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados,
relacionando-os ao processo da expansão marítima;
Identificar e relacionar as
vinculações entre as reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma
Católica) e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na
América;
Descrever os processos de formação
e consolidação das monarquias europeias, bem como as principais características
dessas monarquias com vistas à compreensão das razões da centralização
política;
Comparar as navegações no
Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, especialmente em relação
aos avanços científicos, às novas rotas, às relações comerciais e interações
culturais até então estabelecidas;
Identificar conexões, interações e
consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa,
da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e
Pacífico;
Nenhum comentário:
Postar um comentário